Marco no trabalho de ressocialização realizado pela SEAP, cursos livres promovem desenvolvimento pessoal e capacitação profissional aos apenados
Nos últimos quatro anos, cerca de 860 internos dos Centros de Detenção Provisória Masculino (CDPMs) I e II de Manaus participaram de 2 mil cursos de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal. Este é um marco dentro do sistema prisional do Amazonas e traduz o esforço da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) no processo de ressocialização dos apenados. Esses cursos livres são oferecidos em formato webséries e palestras presenciais pela NewLife, cogestora das duas unidades prisionais, em parceria com o Instituto Mundo Melhor.
Desde o início do programa de desenvolvimento pessoal, os três cursos mais procurados pelos internos foram “Prova de Fogo”, “A arte de planejar estratégias” e “Marketing nas redes sociais”. Com carga horária média de 5 horas por módulo e certificados dela Faculdade de Gestão Wali (FGW), de Araxá (MG), os cursos capacitam os alunos para atuarem nas áreas de secretariado, administração, tecnologia, hotelaria e assistência social, entre outras.
“Esse é mais um projeto que levamos para as unidades prisionais onde estamos presentes para o desenvolvimento pessoal e profissional dos reeducandos, com o objetivo de acelerar seus processos de ressocialização. Por isso, os cursos abordam questões comportamentais, relacionais e organizacionais, além de conhecimentos técnicos necessários para o exercício de atividades laborais. Assim, os reeducandos ficam mais seguros e qualificados para a sua reinserção na sociedade”, explica Alexsander Batista, gerente geral da NewLife Serviços.
Além dos cursos livres, os reeducandos dos CDPMs I e II também têm acesso a cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnólogo) que garantem formação profissional e remição de um dia da pena para cada 12 horas de estudos.
Sobre a NewLife
A NewLife Serviços foi criada para atuar na área de Cogestão Prisional, aplicando tecnologia de ponta na segurança do patrimônio e prestando assistência na segurança de pessoas. Suas metodologias operacionais têm foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima. A NewLife Serviços tem atuação em todo o território nacional e, hoje, é responsável pela cogestão dos Centros de Detenção Provisória Masculino I e II (CDPMs I e II), em Manaus (AM), da Unidade Penal Regional de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), ambas no Tocantins, da Penitenciária de Segurança Máxima de Alagoas (PensM), em Maceió, e de 123 unidades prisionais no Paraná (PR).