Oficinas de Atividades
Universidade para todos
Em parceria com o Instituto Kroton e Universidade Anhanguera, levamos para dentro das unidades prisionais a oportunidade dos reeducandos realizarem o sonho de muitos brasileiros: fazer uma faculdade. Com bolsas integrais e na modalidade de educação a distância (EAD), os reeducandos têm acesso a 12 cursos tecnólogos oferecidos pela Anhanguera.
Mundo Melhor
Plataforma educacional que oferece 327 cursos de capacitação e formação profissional de curta duração para os reeducandos dentro das unidades prisionais, por meio da educação a distância. São cursos nas áreas de Administração, Desenvolvimento Pessoal e Comportamental, Concursos, Produtos Comercializáveis, Culinária, Vendas e Empreendedorismo, Gestão e Liderança, Informática e Tecnologia, Línguas, Logística e Mecânica, entre outros. A cada 12 horas de curso, um dia é remido da pena, de acordo com o novo artigo 126 da Lei de Execução Penal (Lei nº 12.433).
REMIÇÃO PELA LEITURA
“Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro”. A frase do poeta e ensaísta norte-americano Henry David Thoreau, que exerceu grande influência nos movimentos em favor dos direitos civis nos Estados Unidos, no século XIX, serve de inspiração para o projeto “Remição pela Leitura”. A partir de uma cuidadosa curadoria de conteúdo, que seleciona somente temas que promovam o desenvolvimento intelectual, moral, cultural, espiritual e profissional do cidadão, esse projeto garante a remição de pena pela leitura, além de trazer novos conhecimentos e ampliar o vocabulário dos reeducandos.
PLANTANDO A LIBERDADE
Capacitação profissional para o plantio e cultivo de verduras, legumes e temperos em hortas construídas dentro das unidades prisionais e cuja produção é consumida no preparo das refeições para os internos. Além da capacitação profissional, ministrada e certificada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a ocupação laboral e o contato com a terra auxiliam no comportamento do reeducando dentro das unidades. A cada 12 horas de curso, um dia é remido da pena, de acordo com o novo artigo 126 da Lei de Execução Penal (Lei nº 12.433).
FÁBRICA DE TIJOLOS
Capacitação profissional e atividade laboral, com remição de pena e remuneração, aos reeducandos que produzem blocos de cimento que são usados em melhorias prediais internas e comprados por empresas da construção civil. Esse projeto tem forte caráter ressocializador ao preparar os reeducandos para o mercado de trabalho e gerar renda para o sustento de suas famílias, durante o período de reclusão.
FERMENTO DA LIBERDADE
Como o levedo faz crescer a massa do pão, o trabalho aumenta as chances de recuperação e ressocialização da população carcerária brasileira. O projeto “Fermento da Liberdade” tem por objetivo capacitar profissionalmente os resultados, gerar trabalho, remição de pena e renda e promover a melhoria nutricional das refeições nas unidades. Os reeducandos recebem formação básica em panificação e confeitaria, com aulas teóricas e práticas. O projeto de remição garante um dia a menos de pena para cada três dias de trabalho.
Construindo a Liberdade
O curso de formação em Construção Civil desenvolve as habilidades dos reeducandos nas áreas de elétrica (eletricista predial), alvenaria (pedreiro) e hidráulica (encanador). Além da capacitação técnica, os participantes desse projeto recebem orientações sobre empreendedorismo, para que também saibam atuar como autônomos e microempreendedores individuais quando conquistarem a liberdade. Esse projeto também oferece remição de pena aos reeducandos e toda a prática da capacitação é aplicada em melhorias na infraestrutura das unidades prisionais.
Reciclar para Empreender
Bastante popular no Brasil, a sigla D.I.Y. (do inglês, “do it yourself”) é usada há anos para dar significado ao produto feito à mão, o artesanato. Quando traduzido para o português, o “faça você mesmo” já nos diz muito sobre o projeto “Reciclar para Empreender”. Além de desenvolver habilidades manuais e o censo estético, os reeducandos que participam do projeto também são estimulados a empreender e tem remição de pena.
Outros projetos
Implantamos diversas oficinas de trabalho nas unidades prisionais onde atuamos, otimizando a utilização de espaços ociosos, desenvolvendo as habilidades dos reeducandos e revertendo para o sistema prisional os produtos dessas oficinas. Assim, mantemos oficinas de metalurgia (para pequenos consertos e manutenção de grades e portões), fabricação de chinelos, serigrafia, confecção de uniformes, marcenaria (para consertos de mobiliário) e até produção de pequenos animais.
A New Life Multisserviços acredita que cada ser carrega em si o dom de ser capaz e ser feliz.
Sabemos que não conseguimos mudar o passado, mas também sabemos que o que
fazemos no presente é capaz de construir o nosso futuro.
Acreditamos que a mudança de comportamento só acontece a partir da transformação
da mente e isso só é possível com educação, cultura, capacitação profissional, fé e trabalho.
Por isso, nossos programas de ressocialização estão sempre alicerçados nessas cinco
bases da formação do caráter do indivíduo.
Somos a transformação que queremos ver no mundo.