Além de aprender uma nova profissão, detentos ganham remissão de um dia de pena para cada 12 horas-aula
Quinze reeducandos da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG) e da Unidade Penal de Araguaína iniciarão as aulas do curso de olericultura no próximo dia 21 de novembro. O curso, que acontece na UTPBG será promovido pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com a NewLife Serviços, empresa responsável pela cogestão da UTPBG. As aulas serão ministradas e certificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Esta é a segunda turma do curso a ser formada dentro da unidade prisional.
O curso com carga horária de 116 horas, capacita os reeducandos para a implantação, manejo e preparo do solo, além de contemplar técnicas de manipulação, cultivo de hortaliças e cuidados pós colheita. Stefanny Mariano, monitora de projetos da UTPBG, destaca que “a formação acontece por meio da metodologia de trabalho ativa, com métodos expositivos e explicativos, com disciplinas são mistas, envolvendo além das aulas teóricas, aulas práticas que serão realizadas dentro da própria horta da unidade”.
A horta da UTPBG emprega atualmente quatro reeducandos, que são remunerados de acordo com a Lei de Execução Penal. Parte desta produção e da produção dos alunos durante as aulas são destinadas ao consumo na própria unidade e outra parte é comercializada para servidores, colaboradores e comunidade, construindo um projeto autossustentável que gera recursos para a aquisição dos materiais necessários para a capacitação.
Além de beneficiar a unidade com a produção e aprender uma nova profissão, o curso também propicia aos reeducandos a possibilidade de remição de pena, de acordo com Lei de Execução Penal, que prevê remição de um dia de pena a cada doze horas-aula. Para o gerente de ressocialização da NewLife Serviços, Alexandre Calixto, a iniciativa é parte importante do modelo de cogestão da empresa que visa abrir as portas do mercado de trabalho para os reeducandos que alcançarem a liberdade.
“Aprender uma nova profissão e ainda dentro da unidade vislumbrar possibilidades de gerar renda com ela é um grande incentivo à ressocialização dos reeducandos, que poderão deixar a unidade com um caminho profissional trilhado, que certamente contribuirá para a sociedade como um todo e também poderá transformar a realidade das famílias destes alunos”, comemora Calixto.
Sobre a NewLife – A NewLife Serviços foi criada para atuar na área de Cogestão Prisional, aplicando tecnologia de ponta na segurança do patrimônio e prestando assistência na segurança de pessoas. Suas metodologias operacionais têm foco na recuperação, ressocialização e protagonismo dos reeducandos, com o objetivo de formar cidadãos aptos a refazerem suas vidas com mais dignidade, confiança e autoestima. A NewLife Serviços tem atuação em todo o território nacional e, hoje, é responsável pela cogestão dos Centros de Detenção Provisória Masculino I e II (CDPMs I e II), em Manaus (AM), da Casa de Prisão Provisória de Palmas e da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), ambas no Tocantins e de todas as Unidades Penais no Paraná (PR).